Suspeita de febre amarela em criança Unaiense

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que um menino de 11 anos, morador da zona rural de Unaí, apresentou sintomas de febre amarela e já se encontra restabelecido.

O garoto apresentou os primeiros sintomas no dia 10 do mês passado. Foi encaminhado para um Hospital de Brasília, no dia 16 do respectivo mês. No dia seguinte (17 de fevereiro) foi coletado material para análise, dando resultado positivo para leishmaniose visceral e indeterminado para febre amarela. Diante do resultado, foi feita nova coleta, em 22 de fevereiro, dando resultado positivo para febre amarela.
A GVA foi notificada pelo Ministério da Saúde em 7 de março, nos dias 11 e 12 de março foi realizada a investigação por técnicos da SES e da SMS de Unaí. No dia 13 de março foi coletada nova amostra de sangue do paciente que será analisada, para febre amarela e leishmaniose, pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).
As ações de vacinação na zona rural do município já haviam sido iniciadas em janeiro passado, numa iniciativa da SES/MG frente a suspeita de mortes de PNH no município de Cabeceira Grande, que pertence à mesma região. Na área de residência do paciente foram visitadas todas as sete casas existentes.
As atividades de busca ativa de não-vacinados contra febre amarela na zona rural dos municípios da região continuam sendo executadas pelos municípios com apoio da SES/MG.
Estes dois episódios demonstram a necessidade de permanente vigilância da doença. A morte de PNH deve ser informada pela população às autoridades de saúde locais para que sejam tomadas medidas em tempo hábil para se evitar a ocorrência de casos humanos.
A SES/MG mantém a recomendação de vacinação para aqueles que se deslocarão às áreas de risco, dez dias antes da viagem. A vacina contra a febre amarela, que está disponível durante o ano todo nos postos de saúde, deve ser tomada a partir dos 9 meses de vida e renovada a cada dez anos.


Fonte: Governo de Minas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, expresse sua idéia!