A polícia te parou. E agora?

Como se comportar e quais são seu direitos diante de uma abordagem policial.


O QUE FAZER QUANDO FOR ABORDADO PELA POLÍCIA
A polícia pode abordar as pessoas e revistá-las sempre que presenciar alguma atitude suspeita.
Se você for parado pela polícia, alguns comportamentos podem ajudar a impedir que a situação se transforme em conflito:
  • Fique calmo e não corra;
  • Deixe suas mãos visívis e não faça nenhum movimento brusco;
  • Não discuta com o policial nem toque nele. Não faça ameaças ou use palavras ofensivas.
Não é crime andar sem documentos, mas recusar-se a se identificar é contravenção penal. Se estiver sem documento, forneça ao policial dados que auxiliem a sua identificação.

SE FOR ABORDADO, VOCÊ TEM DIREITOS
  • De saber a identificação do policial;
  • De ser revistado apenas por policiais do mesmo sexo que você;
  • De acompanhar a revista de seu carro e pedir que uma pessoa que não seja policial a testemunhe;
  • De ser preso apenas por ordem do juiz ou em flagrante;
  • Em caso de prisão: de não falar nada além de sua identificação, e de avisar sua família e seu advogado;
  • De não ser algemado se não estiver sendo violento ou tentando fugir da abordagem.
Se algum policial desrespeitar os seus direitos, tente se lembrar e anotar o nome, a identificação e a aparência dele, o número da viatura em que ele estava e o nome das testemunhas que presenciaram os fatos.

SE VOCÊ FOR VÍTIMA DE VIOLÊNCIA, TORTURA, EXTORSÃO, MALTRATO, DISCRIMINAÇÃO OU HUMILHAÇÃO PRATICADOS POR POLICIAIS, PROCURE A OUVIDORIA DE POLÍCIA DE SEU ESTADO.

Fonte: Programa de Apoio Institucional às Ouvidorias de Polícia e Policiamento Comunitário - SEDH/PR

15 comentários:

  1. Cara, nossa policia e um lixo, so serve pra dar botinadas, usam a desculpa da violencia e da mal remuneracao pra dar porrada, TODOS o trabalhadores brasileiros sofrem tambem (ninguem obriga policia a ser policia)
    Precisamos de mais policiais, mais treinamento, e claro menos corrupcao. mais isso no Brasil, se nao?
    Nao sei o que e mais tenso, uma geral ou um assalto.

    ResponderExcluir
  2. Isso é na teoria, agora falta fazer um na pratica pra cada tipo de policial. Sinceramente, poucos policiais "aceitariam" tal procedimento de minha parte em ter meus direitos e falariam q eu estou sendo abusivo e me prenderiam pro desacato.

    ResponderExcluir
  3. Não é uma questão de falta de treinamento. A academia de polícia militar do Rio de Janeiro ensina abordagem aos policiais seguindo as regras acima. Infelizmente uma parte dos policiais descumpre, principalmente se a abordagem for feita em pessoas negras e/ou pobres. Mas isso não invalida que as dicas acima diminuem as chances de ser tratado com violência pela polícia, principalmente se o policial em questão for modelo.

    ResponderExcluir
  4. Policia só serve pra bater em pretinhos igual eu, isso pq moro em um bairro bom "morumbi" aqui em sampa !
    Não podem ver um pretinho dirigindo um carro que vão parar pra da enquadro isso é foda demais !

    ResponderExcluir
  5. Procurar a ouvidoria...Ora, ora, até parece que você é criança?
    Quer um exemplo? Se eu estiver em um caminho e no final do caminho tiver uma bifurcação, e a esquerda a turma do Beira-Mar e a direita a polícia, escolha o lado do Beira-Mar, porque lá você ainda pode ter argumentos e dizer que é uma pessoa de bem e educadamente eles o livrarão, mas a polícia irá partir para a porrada e você que se dane. E tem mais, não procure ouvidoria coisa nenhuma. É só incômodo e não irá resolver nada.
    Mais um conselho? Distância dos "homi" é a melhor coisa que você faz.

    ResponderExcluir
  6. qualquer coisa que vc diga, eles usam contra vc alegando ser desacato..
    sao verdadeiros ignorantes
    nunca conheci um que sabia realmente ser policial
    vergonha da policia do meu país(PRINCIPALMENTE DOS QUE PENSAM QUE SAO POLICIA, VULGO GUARDA CIVIL MUNICIPAL)

    ResponderExcluir
  7. vc pega um cara que tem até a 4 serie e diz:
    "vc é a forca, fisalizacao e o poder". vc acha q daria em que?

    ResponderExcluir
  8. KKKKKKKKKK

    VOCE ACHA QUE ISSO AQUI NO BRASIL SERVER MESMO ?

    ta brincando neh...ja tenho amigos que apanharam pakaralho e denuncio e naum adianto de nada...--'

    ResponderExcluir
  9. o amigigo do ai de cima deve ser gente boa eimkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Vamos aos detalhes dos "direitos" do texto acima:
    1.certo;
    2.errado, a lei não exige que seja do mesmo sexo a pessoa que procederá a busca, porém, aconselha-se que seja do mesmo sexo;
    3.errado, o abordado não solicita nada neste sentido, porém, o policial para dar validade a busca solicita uma testemunha no local para proceder a busca;
    4. certo;
    5. errado, a identificação deve ocorrer no local, sendo que aviso a familia e advogado só ocorre na DP para onde o suspeito for levado;
    6. errado, todo suspeito só será conduzido sem algema se for menor de idade e não apresentar risco para a integridade física dos policiais

    ResponderExcluir
  11. Sabe, a turma do beira mar é tão boa que estão presos. Tenho certeza que ninguem gosta de ser abordado por policiais, mas aí que encontra armas, drogas e pessoas procuradas pela Justiça, então Policiais, continuem abordando sim, as pessoas de bem agradeçem.

    ResponderExcluir
  12. Ahan, o policial vai tá lá te tascando tapa e você vai calmamente olhar o número da viatura, sacar uma caneta do bolso e anotar...

    Não tem essa não

    ResponderExcluir
  13. para que anotar? para além de tomar o tapa eu tomar um tiro???
    ele alegar que eu fiz um movimento brusco ou peguei um objeto que ele confundiu com uma arma?
    rapaz minha familia tem policias eu sei como é

    ResponderExcluir
  14. EU DIRIJO UM CAMINHÃO GRANDE TIPO BÍTREM, E AS VEZES SOMOS OBRIGADO A TRAFEGAR COM EXESSO DE CARGA TANTO NO PESO COMO NA AUTURA E VARIOS AMIGOS JÁ FORAM MULTADOS E DEU 5 PONTOS NA CNH, OQUE ACONTECE SE EU NÃO DER A POLICIA RODOVIARIA MEUS DOCUMENTO ATÉ PORQUE A INFRAÇÃO NÃO É CULPA MINHA E SIM DA EMPRESA.

    ResponderExcluir
  15. já fui de facto parado pela policia e sofri alguns abusos mas descordo quanto ao inicio de um comentário posterior ao meu e de autor desconhecido em que começa dizendo: "Cara, nossa policia e um lixo..." desculpe mas ao chamar a policia de lixo está chamando automaticamente a população de lixo pois o policial vem da população. Acho que deveriam analisar bem as criticas antes de postarem as mesma não sou autor do site apenas um leitor não defendo certos atos policiais porém discordo de chamarem os mesmo de lixo quando os mesmo antes de se tornarem policiais eram cidadãos comuns como outros quaisquer que aqui comentaram o post. A policia não é um lixo, o certo é dizer que há policiais mal formados e mal instruídos ou sem capacidades para exercerem a profissão. Porém não podemos culpar apenas os mesmo, pois há de igual forma um desrespeito do cidadão para com argente da lei assim como o argente da lei para com o cidadão. E tora-se difícil de conter determinadas situações. Sem falar que muitos policiais são mal pagos e alvos fáceis para os bandidos de hoje em dia. Porém há algo curioso ao sermos roubados ou ameaçados ou derivados em que seja necessário solicitar a ajuda de um policial estás a pedir auxilio ao lixo, lixo este que ajudas-te a criar ou melhor que nós ajudamos a criar. Vai desde a educação que o mesmo recebeu na infância até os tempos em que o mesmo se tornou policial. Por isto não julgue sem antes analisar o porque da situação se encontrar de tal forma, há de factos muitos policiais corruptos assim como bons policiais. E já presenciei ambos os lados!

    ResponderExcluir

Por favor, expresse sua idéia!