Operação policial "NOMINO" apreende 21 veículos clonados em Unaí

Em 06/03/12, Marcelo Vinicius Branquinho e seu pai Ilco Gonçalves Branquinho, barbeiro, foram presos pela Polícia Militar com 03 veículos, um Palio, um Gol e um Voyage, suspeitos de serem “clonados”, bem como materiais utilizados para adulteração de sinais identificadores de veículos automotores.
Tais veículos, suspeitos de serem “dublês” foram levados à Delegacia, onde após o trabalho de vistoria e perícia técnica restou demonstrado que os mesmos eram produtos de crimes na região do DF e entorno. Um outro veículo, um VW Bora, também foi apreendido em Palmital, distrito de Cabeceira Grande, com Marcus Vinicius Branquinho, filho de Ilco.
Com tais apreensões e dentro do Princípio da Oportunidade, os policiais civis de Unaí desencadearam a “Operação Nomino”,  (do latim: doublê),  materializando então as investigações que já vinham sendo realizadas desde outubro de 2011 com o escopo de se desmantelar tal quadrilha que vinha atuando na região do DF e entorno.
A ação de tal quadrilha vinha trazendo insegurança aos proprietários de veículos automotores do DF e entorno, tendo sido matéria de tele jornais de nível nacional nas principais emissoras de televisão.
As investigações demonstraram a especialização desta quadrilha a qual possui uma, quase perfeita, divisão de tarefas entre seus membros: uma parte era encarregada de roubar os veículos, com emprego de arma de fogo, incluindo casos de “sequestro relâmpago”, outros eram encarregados de adulterar seus sinais identificadores, remarcando-os, outros providenciavam as “placas clonadas”, outros conseguiam os documentos que posteriormente receberiam a impressão dos dados falsos destes veículos, dando-lhes a aparência de legalidade e outros venderiam o “produto acabado”, no caso Ilco e Marcelo na região de Unaí e noroeste mineiro. Uma das estratégias utilizadas por tal quadrilha era a inserção de gravames financeiros fictícios em tais documentos, o que é vulgarmente conhecido por “finanzinho”. Nos nossos casos, Marcelo ainda cobraria a importância de R$ 1.050,00 para fornecer o documento – CRLV – anual a fim de que o “cliente” não tivesse qualquer problema com a fiscalização ordinária de trânsito.
Operacionalizando as investigações então realizadas, os policiais civis passaram a uma ação de extrema precisão, “pinçando” os veículos clonados, fazendo então a apreensão de 09 veículos em Unaí, 03 veículos em Chapada Gaúcha, 03 em Buritis e 02 em Paracatu, totalizando 17!
Os compradores de tais veículos, bem como Marcelo e Ilco, irão responder pelos delitos de receptação qualificada (art. 180 § 1º CP), cuja pena vai de 03 a 08 anos de reclusão e multa, além de uso de documento falso (art. 304 CP), cuja pena vai de 02 a 06 anos de reclusão e multa.
Mais uma vez, a dedicação e profissionalismo dos policiais de Unaí foram fatores decisivos nessa apreensão histórica de veículos produtos de crime no noroeste mineiro que até então nunca tivera algo deste porte.

 Relação de veículos apreendidos:

- 01 Honda Civic;
- 07 Fiat Strada;
- 04 VW Voyage;
- 02 Toyota Hilux;
- 01 Fiat Linea;
- 01 Hyundai/i.30;
- 01 GM/S-10 Executive;
- 01 VW Bora
- 02 VW Gol
- 01 Fiat Palio










Fonte: PCMG

6 comentários:

  1. Parabens aos Investigadores de Policia Civil lotados na cidade de Unai, espero que tal trabalho continue, a população anseia por segurança e por um bom serviço prestado, como é o caso desses profissionais.

    ResponderExcluir
  2. Parabens a policia,mais tem mais coisas a serem descobertas ai como diplomas do 2 grau que eram vendidos a todos por Marcelo Vinicius Branquinho e sua esposa Glaubia Macedo Branquinho todos diplomas vindos de Formosa-go..tal esposa que era complice de seu marido

    ResponderExcluir
  3. Parabens a policia de Unai-mg

    ResponderExcluir
  4. essa operação ficou imcompleta: só prendeu quem revendia os carros, deveria ter prendido também quem roubava, quem falsificava os documentos, quem remarcava os números dos chassis.

    ResponderExcluir
  5. É preciso acabar com a máfia da CNH. Policiais Civis reprovam os ignorantes unaienses propositalmente até os abobalhados pagarem 600 reias ou mais para passarem no exame de direção. Exame este que está totalmente fora das exigências legais. Uma das exigência do Contran é a avaliação que deve ser realizada por dois examinadores. Em Unaí, um só examinador avalia um motorista e um motoqueiro que segue à frente. Todos sabem dessa vagabundagem, menos o Dr. Marcos Tadeu. Enquanto ele paga aluguel, os seus agentes moram em casas suntuosas e desfilam em motos esportivas Hayabusas e CBRs. Ou ele é muito sonso ou é cego e surdo.

    ResponderExcluir
  6. Bom, é uma pena ter que ler isso tudo e saber que a maioria das pessoas, ou seja, "inocentes" por natureza ainda acreditam em tudo o que esta escrito aqui sem ao menos investigar o fato profundamente, sem ir a fonte do problema e pesquisar, são informações repassadas por umas ou outras entidades que querem mostrar serviço, tudo isso é posteriormente publicado pela imprensa e chega até você, o ciclo continua, pois é nisso que a maioria acredita e repassa aos outros, causando espanto na população,realmente uma barbárie. Vamos lá, não sejam ignorantes, algumas das informações não condizem com os fatos,ou seja, números são ditos, nomes usados , mas nem tudo é verdade!

    ResponderExcluir

Por favor, expresse sua idéia!