Programa Balde Cheio: aumento de produtividade e qualidade do leite em Unaí

Aumento em produtividade e melhoria da qualidade do leite. Estes são resultados da implantação do Programa Balde Cheio, realizado pelo Sistema FAEMG/SENAR em parceria com a Capul – Cooperativa Agropecuária de Unaí.
O coordenador do programa pela Capul, Juliano Carneiro Albuquerque, observou que em Unaí, os encontros periódicos e a realização do 1º Dia de Campo com os participantes, já atraíram a atenção de mais produtores interessados em melhorar a produção com a redução de custos.

Juliano informou que participam do programa 51 produtores que utilizam mão-de-obra familiar. Cada fazenda será uma unidade de referência (vitrines tecnológicas) para outras propriedades. “Desenvolvemos ações de orientação quanto ao manejo de pastagem e posteriormente, teremos outros enfoques como melhoramento genético (com a inserção da inseminação artificial); racionalização da mão-de-obra (pela adoção da ordenha mecânica e implantação de tanques de resfriamento e armazenagem) e a implantação de sistema de anotações zootécnicas do rebanho e anotações econômicas para se levantar o custo real de produção, de forma a orientar nas decisões da fazenda.
De acordo com ele, são programadas visitas dos técnicos agropecuários uma vez por mês; visitas de veterinários para controle sanitário e reprodutivo do rebanho a cada dois meses; e reuniões de técnicos com grupos de produtores sobre uma unidade demonstrativa.
“Na propriedade do produtor Geraldo Magela Ribeiro Torres, os resultados já foram notados. Ele tinha uma produção de 300 litros de leite e gastava 150 quilos de ração para alimentar o rebanho. Com as orientações técnicas, ele aumentou a produção em 100 litros e reduziu a quantidade de ração na alimentação do gado”, comentou. Ele citou ainda, o exemplo, do pequeno produtor Juarez Francisco Pires. “Apenas com adubação orgânica e a divisão de pastos, ele conseguiu aumentar a produção de leite na fazenda de 50 para 80 litros por dia”, observou.
Para o gerente do SENAR, Sérgio de Carvalho Coelho, a proposta do Balde Cheio é mesmo levar novos conceitos aos produtores de leite, unir pesquisa e extensão para aumentar a produtividade e gerar mais lucro, com a adoção de técnicas de manejo de pastagem, controle zootécnico e gestão da propriedade.



Material produzido pela Assessoria de
Comunicação do Senar Minas Regional Patos de Minas
Jornalista Responsável: Mariângela Nogueira -  MTb 4160
Rua José de Santana, 1306 / 708 – Patos de Minas/MG
 E-mail: imprensa.patos@senarminas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, expresse sua idéia!