Queimadas na região de Unaí afetam a qualidade do ar

Grandes áreas estão
sendo consumidas pelas
chamas em Unaí
Dados do Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério do Meio Ambiente, através do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE) mostram que a região de Unaí tem sido bastante afetada pelas queimadas em 2011 durante a época de estiagem. Grande extensão da região rural do município já foi consumida pelos focos de incêndio, dizimando enormes áreas de vegetação e matando uma grande quantidade de animais.
Além disso, o prejuízo pode se estender por áreas produtivas, como pastagens, lavouras ou, até mesmo, áreas habitadas. 
O mais preocupante no que diz respeito à natureza das queimadas no Brasil é que a maior parte delas poderia ser evitada ou minimizada, pois são diretamente causadas pela irresponsabilidade de produtores rurais que ateiam fogo em pastagens ou lavouras para, posteriormente, iniciar uma nova cultura no local. Existem algumas providências simples que podem ajudar na prevenção de acidentes que acarretem grandes queimadas e incêndios. Podemos citar, por exemplo, as seguintes:
• nunca realizar queimadas em pastos ou lavouras, mesmo que, aparentemente, seja algo totalmente controlável;
• proibir os funcionários de fumar nos pastos e nas lavouras. Isso é bastante difícil, mas sempre surte algum efeito, pois alguns se intimidam diante da possibilidade de perder o emprego, caso sejam descobertos;
• quando uma determinada área apresentar a vegetação muito seca, se possível, deve-se "regar" ou molha-la, não totalmente, mas em pontos estratégicos, visando prevenir ou ajudar a conter um possível incêndio;
• capinar, preventivamente, faixas de terra, deixando-as totalmente limpas e usando-as para isolar outras áreas com perigo potencial de ocorrência de incêndios. 

Veja logo abaixo uma imagem que mostra em detalhes o mapa da região, onde se pode ver a quantidade de grandes focos detectada pelo satélite, sendo os pontos em forma de + os de maior foco de incêndios. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, expresse sua idéia!