Três das cem cidades mineiras pesquisadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), registraram, segundo levantamento divulgado pelo órgão, taxas de crescimento do número de postos em relação ao mês anterior acima de 3%, bem superior à média estadual do período (0,34%). Unaí, no Noroeste de Minas, foi o destaque com 5,41%, seguido por Itabirito, na região Central, com 3,48% e Patrocínio, no Alto Paranaíba, com 3,46%.
Entre as dez cidades que mais empregos geraram proporcionalmente estão ainda, pela ordem, Porteirinha, João Pinheiro, Frutal, Arcos, Paracatu, Três Pontas e Esmeraldas.
No crescimento absoluto do saldo de empregos, os destaques ficaram por conta de três municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A capital encabeça a lista, com 3.315 empregos, seguida de Betim (801) e Contagem (698). Na sequência aparecem Unaí, Patrocínio, Itabirito, Nova Lima, Ipatinga, Uberlândia e Nova Serrana.
Bom desempenho
Minas Gerais criou 10.455 empregos com carteira assinada em janeiro, expansão de 0,34% no estoque de assalariados em relação a dezembro de 2007, conforme dados do (Caged), anunciados na segunda-feira (19).
Em números absolutos, esse resultado de Minas foi o segundo maior da série histórica do Caged, superado apenas pelo ocorrido em 2005, quando se verificou a criação de 11.806 empregos. Minas obteve o segundo melhor resultado da região Sudeste, superado apenas por São Paulo, com a geração de 65.112 empregos.
Os setores que tiveram crescimento de destaque foram os de material elétrico e de comunicação, com 1,79%, construção civil, com 1,76%, e produtos alimentícios e bebidas, com 1,22%.
Os que tiveram mais demissões que contratações foram comércio varejista, com queda de 0,64%, em virtude do efeito sazonal proporcionado pelo final dos festejos natalinos e de Ano Novo, têxtil e vestuário (-0,25%), borracha, fumo e couros (-0,22%) e ensino (-0,10%).
O ranking divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego com os dez municípios mineiros que apresentaram as variações mais significativas mostra que o emprego vem evoluindo nas diferentes regiões mineiras, sob impulso da cadeia minerometalúrgica, pecuária e agricultura.
Fonte: Minas On line
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, expresse sua idéia!