IBGE prevê queda de 7,8% na primeira safra de feijão

Houve forte queda na previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a 1ª safra do feijão. A estimativa de fevereiro divulgada hoje pelo instituto é de 1,8 milhão de toneladas, 7,8% inferior à estimativa anterior, relativa a janeiro. Segundo observam os técnicos do instituto no documento de divulgação, "este decréscimo é conseqüência da estiagem nas regiões produtoras, principalmente do Ceará, Bahia e Minas Gerais".
Em Minas, de acordo com o IBGE, "a cultura também sofreu prejuízos, devido à ocorrência de chuvas na época da colheita, especialmente no noroeste do Estado, em Unaí. O levantamento de campo realizado este mês confirma a tendência de queda já apontada em janeiro".
No caso do feijão 2ª safra, houve um acréscimo de 13,6% na produção esperada em fevereiro, em relação a janeiro, para 1,3 milhão de toneladas, "em face às excelentes cotações alcançadas pelo produto no mercado". Além disso, segundo o IBGE, "as condições climáticas apresentavam-se satisfatórias, sendo a cultura implantada com bom nível tecnológico".
Fonte: Jacqueline Farid - Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, expresse sua idéia!