|
Unaí: construções modernas
e verticais |
A coisa que mais desconcerta o cidadão de Unaí é quando descobre que a cidade de Paracatu, situada a 102 quilômetros de distância, possui alguma novidade que ainda não tenha chegado lá. A rivalidade existe desde a emancipação do município, em 1944, época em que surgiu a denominação "rosqueiro", apelido criado pelos vizinhos.
Para quem mora em Paracatu, os unaienses são rosqueiros por razões históricas. De acordo com José Gomes Branquinho, vice prefeito e estudioso da história de Unaí, quando a cidade começou a surgir, ainda não existia padaria nem correio. Juvêncio Correia, caixeiro viajante à época, ia até Paracatu para buscar a correspondência "e aproveitava para trazer pães e roscas para vender."
|
Paracatu: construções
históricas e horizontais |
Como resposta, o povo de Unaí chama o paracatuense de "cabaceiro". Quem conta a história desse apelido é o jornalista Florival de Assis Ferreira, secretário da Academia de Letras do Noroeste de Minas, que fica em Paracatu: "Conta- se que um oficial do exército queria levar água encanada até o morro, mas as pessoas da cidade zombaram dele e disseram que a única maneira de levar a água até lá seria dentro de cabaças."
Mesmo assim ele começou a construir um canal, e plantou cabaceiras às suas margens. As cabaças já estavam maduras quando o canal começou a funcionar e quando a água foi represada, as cabaças pesaram e desceram para a cidade, cobrindo todo o chão. A população, indignada, apedrejou a casa desse oficial, que foi embora da cidade. Além das razões históricas, as duas cidades hoje em dia competem em desenvolvimento urbano, comercial e até estético. "Eu não tenho nada contra, mas meus amigos e eu costumamos dizer que o povo de Paracatu é ignorante e feio", afirma Leonardo Leite Antunes, 19 anos, que trabalha na lan house Net Service em Unaí.
Outro tópico que gera rivalidade é a arquitetura. O maior orgulho do unaiense são seus prédios. Para eles, quanto mais altos, mais bonitos. Paracatu, como cidade antiga, não possui edifícios altos, e em resposta às tendências verticais da cidade vizinha, é muito comum ouvir um paracatuense reclamar que os prédios de Unaí fazem sombra na sua cidade.
O único assunto em que o cidadão de Unaí admite a superioridade de Paracatu é o comércio. A maior mágoa dos jovens de Unaí é não existir um shopping center nem uma lanchonete da rede de fast food Giraffas na cidade, coisas que já existem em Paracatu há anos.
O estudante Luiz Paulo Oliveira, de 22 anos é criador da comunidade "Eu quero Shopping em Unaí" no Orkut e sabe o que falta para a construção de um centro comercial na sua cidade. "Paracatu conseguiu um shopping antes da gente porque eles valorizam a cultura deles, por ser uma cidade mais antiga. Acho que por isso eles correm mais atrás das coisas lá. Unaí ainda é muito nova, mas daqui a pouco chega lá", reconhece.
Escrito por Renata Tobias |
|
|
|
Falta mesmo é um cinema em Unaí!!!
ResponderExcluirestamos ai se precisar montar um cinema tenho equipamentos para vender.
ResponderExcluirgrato marcelo.
cine.ritz@hotmail.com
Kkkkk. Nossa,não tem cinema em Unaí?
ResponderExcluirparacatu e bem superior a unaí nem se compara, a população de unaí vai tirar onda com prédio? kk
ResponderExcluirsabe que aqui e cidade histórica, agora que liberarão pra sobi prédios aqui, e já tem altos sendo construído aqui, a população aqui é melhor, o plano de saúde aqui e melhor, as faculdades daqui são melhores, locais de lazeres também, aqui tem mais eventos festa melhores do que aí, e ainda por cima não faz esse calor dos inferno que faz aí, tenho e dó de quem mor aí, e foi mal, br 040 passa aqui dentro da cidade hahahahahhaha tem um movimento comercial maior, e paracatu e mais conhecido nacionalmente e quem sabe internacionalmente.
afinal quem é unaí????
Oi.
ResponderExcluirSou de SP, nunca tinha vindo pra Paracatu e cheguei nesse tópico por que pesquisei no GOOGLE "PARACATU O POVO MAIS FEIO".
Conheço o Brasil todo mas realmente o povo daqui assusta a gente e destoa do resto das cidades que conheço de Minas.
Não achei o povo ignorante e sim um pouco tonto, não sabem dar nenhum tipo de informação.
Mas é uma cidade bastante pacata e com várias opções do que fazer, Unai tem nome de trido de indigena mas não conheço.
Agora uma coisa que merece destaque é a matériazinha mixuruca e tendenciosa dessa jornalistinha sem ética Renata Tobias que escreveu um texto completamente viciado.
VIVA O POVO MINEIRO UM DOS MAIS SIMPÁTICOS DO BRASIL
Nasci em Unai E moro em Paracatu, eu acho uma burrice as pessoas ficarem comparando duas cidades tao diferentes uma da outra. a cidade de Unai vai fazer igual Uberlandia fez com Uberaba, vai deixar Paracatu pra traz, isso ai e sem duvida. As duas cidades sao muito ruins porem o povo de Unai valoriza mais a sua cidade; e o povo de Paracatu e um povo mais parado. alem do mais a cidade de unai e menos distante da capital federal, isso tambem e uma vantagen para os rosqueiros.
ResponderExcluir