O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz participou no dia 15 de março do fórum “Entorno: problema ou solução?”, realizado pelo Jornal de Brasília, com apoio do GDF e da Terracap. Os participantes discutiram propostas para integrar as cidades da região, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico, reduzir a pobreza e a violência e aumentar a capacidade de arrecadação das prefeituras e do Governo do DF.
“Precisamos promover o desenvolvimento dessas cidades mediante elaboração e implementação do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável, que deve ocorrer de forma articulada com os estados vizinhos e o Governo Federal”, explicou o governador Agnelo Queiroz. “O que vimos nos últimos anos foi o agravamento do fosso econômico entre essas cidades e o DF, com um abismo em indicadores como o PIB per capita, a taxa de desemprego, a pobreza e a violência”, destacou.
O governador considera a reduzida atividade econômica como problema-chave do Entorno, que resulta no aumento desses índices. As soluções que ele apresentou foram a implantação de distritos industriais nas cidades, para atrair investimentos e inverter o fluxo de mão-de-obra, a instalação do gasoduto Paulínia – Brasília e das ferrovias Brasília – Anápolis e Brasília – Unaí – Pirapora. Agnelo Queiroz acredita ainda que a realização de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) atrairá investimentos do Governo Federal para obras de infraestrutura, como a ampliação do metrô.
Ele também ressaltou o papel do Banco de Brasília (BRB) como banco regional de fomento à produção e para a administração do Fundo do Centro Oeste e propôs que os governos avancem na questão do Pacto Federativo. “Sugiro a criação de um Grupo de Trabalho Intergovernamental para elaborar o Plano de Desenvolvimento da Região Geoeconômica de Brasília, o Pergeb II, para discutirmos em conjunto essas demandas”, disse o governador.
Os participantes sugeriram que as 22 cidades do Entorno passem a ser consideradas Região Metropolitana de Brasília. Além do governador Agnelo Queiroz, também estiveram na mesa do fórum o secretário extraordinário para o Entorno de Brasília, Gastão de Araújo, o secretário Nacional de Desenvolvimento do Centro-Oeste no Ministério da Integração Nacional, Marcelo Dourado, e o secretário-chefe da Controladoria do Estado de Goiás, José Carlos Siqueira.
Governador participou de fórum para discutir problemas e soluções para municípios vizinhos ao DF |
Fonte: Agência Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, expresse sua idéia!